sábado, 27 de agosto de 2011

Sindicatos dos professores das federais aceitam proposta do Governo

Apesar da ridícula proposta do Governo, os sindicatos Andes e Proifes, que representam os professores das universidades federais, resolveram aceitá-la, e dificilmente a greve será deflagrada no restante das universidades.

Para deixar a história ainda mais confusa, na reunião de ontem o representante do Governo ainda voltou atrás na proposta de aumento de 4% (só no ano que vem), dizendo que os 4% incidiria apenas em uma parte do salário, o que deveria deixar o aumento em torno de 2%.

Marcou-se hoje (26/08/2011) uma reunião para resolver este impasse, mas é provável que seja resolvido. Com isso, os professores irão ganhar no ano que vem aproximadamente 90% do que ganhavam em 1998, em pleno Governo FHC.

Esses dados servem para acabar com a falácia de que o Governo do PT trata bem os professores. O tratamento é o mesmo recebido pelo PSDB, conforme gráfico abaixo. Enquanto os pesquisadores do MCT e do Ipea recuperaram suas carreiras, pelo jeito só resta aos professores fazerem concurso para outras áreas, ou aceitar a ideia de que terão salários ruins para o resto da vida.

Não é de se estranhar a quantidade de professores com complementos salariais, mesmo estando em Dedicação Exclusiva. Com um salário líquido de R$ 5 mil, corredor vazio de professor virou padrão nos departamentos das Universidades Federais. Isso porque nem falei nos professores assistentes, com mestrado, com salário líquido de R$ 3 mil, em Dedicação Exclusiva.

Com essa decisão, a greve deve morrer.

http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2011/08/clip_image006_thumb.png

A Andes e o Proifes acabaram de assinar o acordo com o aumento ridículo de 4%.

Autor: Pierre Lucena. 26/08/11 às 8:43.


Bibliotecas da UFPE estão abertas para devolução de publicações

Segundo a Assessoria de Comunicação da UFPE (Ascom), as bibliotecas da universidade estão abertas para devolução de publicações.

Site do Departamento de Enfermagem

Conheçam um pouco mais sobre o departamento de Enfermagem. Acessem www.ufpe.br/enfermagem e vejam um pouco mais sobre ele, o corpo docente, a coordenação, a secretaria, telefones para contato, áreas de atuação, projetos, programa de pós-graduação, etc.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Reunião de colegiado. Departamento de Enfermagem (UFPE). 25/08/2011.

Presentes à mesa: Rafael Urquisa, Mirella Melo, Penha (coordenação), Márcia Linhares (vice-coordenação), Iracema Frazão, Ana Lúcia, Telma, Antônia (chefe de departamento), Milton e Vânia (vice-chefe).

# NOVO CURRÍCULO DO CURSO
Foi discutida a possibilidade de mudança de perfil curricular entre alunos que não entraram no semestre 2011.2 e ficou decidido que não há possibilidade, exceto em casos de extrema necessidade ou conveniência tanto para os alunos, como para o curso em si; como foi o caso de quatro pessoas que reprovaram quatro disciplinas do primeiro período. Neste caso, estes alunos foram autorizados a migrarem para o novo currículo, visto que teriam de refazer, praticamente, todo o primeiro período. Assim, foi conveniente. Com isso, o primeiro período (já dentro do novo currículo) passa a conter 44 alunos (40+4).

# RELAXAMENTO DE PRÉ-REQUISITO

Houve um caso de 20 reprovações na disciplina de Bioquímica pelo primeiro período do curso. Estes, enviaram à coordenação uma solicitação de "relaxamento de pré-requisito", na qual sugeria que estes alunos fossem blocados no segundo período, desde que pagando a disciplina de Bioquímica concomitantemente. O departamento/coordenação do curso não tem autoridade para garantir tal acontecimento, encaminhando a sugestão, então, para o Controle Acadêmico da universidade para garantir o relaxamento e autorizar estes alunos a cursar "normalmente" o próximo período (desde que cursando também Bioquímica). Porém, é importante estes alunos procurarem a coordenação (Penha) para que refaçam o ofício que já a entregaram, desde que este seja entregue de forma mais elaborada, com assinaturas e todas as outras burocracias. Procurem-a para que isto possa ser resolvido o quanto antes.

# AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE
Este semestre deu-se início à avaliação dos professores da universidade pelos alunos do curso de Enfermagem, na qual alunos do 4º período, por exemplo, avaliaram as disciplinas e professores a partir de um formulário de avaliação, atribuindo notas de 0 a 10 a vários requisitos, como pontualidade, domínio do conteúdo, relacionamento com a turma, etc. Este formulário foi entregue de forma manual, mas já se pensa em implantar tal medida no próprio sistema Sig@, facilitando a avaliação do aluno e a coleta de dados por conta da coordenação do curso.
Esta é uma medida de extrema relevância não só para o nosso curso, mas para toda a universidade, aliás, para todo o ensino superior, para toda a educação. Isso faz com que se aumente a qualidade da nossa formação, a partir do momento em que professores não se sentem mais inatingíveis, acreditando que já estão "estabilizados" em seus empregos e que agora em diante podem fazer "o que quiser" que não dará em nada. Este foi um exemplo radical, mas sabemos que isso não é tão difícil de acontecer, de fato.
Porém, é importante levarmos em consideração que esta avaliação deve (atenção, eu disse "deve" e não "pode") levar em consideração a avaliação profissional do professor, e não a questão da empatia ou antipatia pelo mesmo. Os alunos precisam ter maturidade crítica para saber diferenciar tal fato. É claro que existe empatia/antipatia entre aluno e professor, mas que isso fique bem claro que em hora de avaliação, é necessário saber diferenciar as situações e ser o mais justo e sincero possível, independente de o professor ser "legal" ou "chato", na opinião do aluno. O professor tem que dar aula, e não ser amigo do aluno; isso pode ser consequência, mas não é prioridade, assim como, mais ou menos, o professor da área de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Milton, falou. A avaliação é de forma anônima, não tendo chances nem motivos para os alunos terem receio de darem qualquer que for a avaliação.

Indicativo de greve dos professores da UFPE

Foram aprovados os seguintes encaminhamentos na última assembléia geral da ADUFEPE:
1) A Assembleia Geral considera insuficiente e desrespeitosa a proposta do reajuste de 4% para o ano de 2012 por ferir a dignidade dos docentes e por isto indica a continuidade das negociações e não aceita assinatura de um acordo nos termos atuais;
2) O indicativo de greve continua sem uma data;
3) Os docentes aprovaram uma paralisação no dia 01/09, com uma assembleia geral para à tarde do mesmo.


Resumindo, a proposta do governo, em aumento de 4% do salário para março do ano que vem, oferecido pelo Ministério do Planejamento, foi recusada. Os docentes reivindicam um reajuste de pelo menos 7%. Os professores reivindicam também a incorporação da gratificação correspondente da carreira (Gratificação Específica do Magistério Superior – Gemas). As negociações continuam. Outras 17 universidades federais do país aprovaram o indicativo de greve. A data para o início da paralisação das atividades ainda não foi definida, mas os profissionais presentes concordaram com a necessidade de paralisação. E no dia 1 de setembro haverá paralisação, de 24 horas, das aulas e uma nova assembléia geral.

Fontes:
www.adufepe.com.br
www.g20total.com/noticias/em-assembleia-professores-da-ufpe-aprovam-indicativo-de-greve
www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/659871-professores-da-ufpe-mantem-indicativo-de-greve
www.ne10.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2011/08/24/professores-da-ufpe-paralisam-no-dia-1-de-setembro-292802.php

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ASSEMBLÉIA GERAL DA ADUFEPE AMANHÃ!

Nesta quarta-feira (24) acontecerá no auditório do CE, às 15 horas, uma reunião da ADUFEPE para analisar a nova proposta de reajuste salarial encaminhada pelo governo no dia 19/08 e dar encaminhamento ao indicativo de greve.
Fiquem de olho no blog, pois estaremos sempre postando informações a cerca da greve.


Para saber mais sobre greve: http://www.adufepe.com.br

Reuniões do DARA!

As reuniões do DARA serão realizadas, semanalmente, nas quartas-feiras às 17 horas. As reuniões são abertas para todos os alunos que queiram participar e construir o Diretório Acadêmico conosco. As opiniões de vocês são sempre muito bem vindas!






PARTICIPEM!


FIQUE POR DENTRO: Brasileiros estão entre os mais cansados das redes sociais

Os brasileiros costumam aparecer entre os que mais usam redes sociais como Facebook e Twitter, mas uma pesquisa aponta agora que eles também estão entre os mais cansados dessas mídias.
De acordo com o levantamento realizado pela consultoria Gartner em 11 países, os brasileiros, ao lado do russos, estão entre os menos entusiasmados.
Nos dois mercados, entre 30% e 40% dos entrevistados afirmaram que usam menos esses sites agora do que quando se inscreveram.
O resultado sinaliza a perda de espaço do Orkut no Brasil, com o site do Google ainda na liderança, mas cedendo lugar para Facebook, Twitter e até mesmo para o Google+, a mais recente e ambiciosa aposta da companhia americana no setor.
O resultado da pesquisa contrasta com mercados de redes sociais que são considerados mais maduros.
Nos Estados Unidos, no Japão e no Reino Unido, por exemplo, a perda de entusiasmo gravita em torno de 20%. Outros 40% afirmam que usam esses sites mais agora do que no início.
Já na Itália e na Coreia do Sul, cerca da metade dos entrevistados disseram que o entusiasmo agora é maior.
Segundo a pesquisa, 24% das pessoas afirmaram que estão hoje menos entusiasmados com as redes sociais.
A pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostrou que 8,8% da população brasileira tem Twitter, 27,3%, Orkut, e 15,8%, Facebook.
O levantamento indica que 42,4% dos entrevistados têm internet, seja em casa (21,4%), seja em casa e no trabalho (17,6%), seja somente no trabalho (3,4%).
Entre os que têm acesso à internet, 60,1% usam a rede todos os dias, e 23,2%, mais de uma vez na semana.
Fazendo o corte entre os que dizem usar a internet, as redes sociais aparecem com mais força: 64,5% afirmam ter perfil no Orkut, 37,4% usam o Facebook e 20,8% acompanham o Twitter.



Fonte: Folha Online

sábado, 20 de agosto de 2011

Professores da UFPE aprovam indicativo de greve

Após assembleia realizada nesta sexta-feira (19), os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovaram indicativo de greve. A data para a paralisação ainda não foi definida, mas, tudo indica que pelos próximos dias as aulas serão interrompidas. O motivo para a possível suspensão das aulas está na luta da classe pelo aumento salarial. Os docentes não estão satisfeitos com a proposta de aumento de 4% para 2012 ofertada pelo Ministério do Planejamento.
Além do reajuste, a categoria luta para a incorporação da gratificação correspondente da carreira (Gratificação Específica do Magistério Superior - Gemas). Assim como a UFPE de Recife, outras 17 instituições espalhadas pelo país sinalizaram positivamente para uma eventual greve. Segundo a assessoria de imprensa da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), na próxima sexta-feira (26), uma nova assembleia será realizada. A expectativa, segundo a entidade, que nesse novo encontro a categoria decida a data da paralisação.


Fonte: http://www.leiaja.com/negocios/2011/professores-da-ufpe-aprovam-indicativo-de-greve

sábado, 6 de agosto de 2011

Atenção, calouros! Aula magna na segunda-feira.

A UFPE dá início ao semestre letivo 2011.2 na próxima segunda-feira (8). Para marcar a data, o reitor Amaro Lins preside cerimônia de recepção aos alunos, no Teatro da UFPE, no Campus Recife, a partir das 9h. A solenidade também contará com participação da pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, Ana Cabral, que apresenta palestra sobre a Universidade.
É interessante os calouros participarem da Aula Magna, pois assim conhecerão um pouco da instituição na qual estão ingressando. Não se preocupem com as aulas, pois no máximo, será apenas uma apresentação de determinado professor; não haverá nada demais, falta ou qualquer outra coisa que interesse tanto.

SEJAM BEM VINDOS, CALOUROS DE ENFERMAGEM 2011.2!

Bem-vindos à UFPE, galera! E pra dar as boas vindas a vocês, o DARA (Diretório Acadêmico Ranúsia Alves) irá fazer uma pequena recepção de calouros pra que todos possam se conhecer, interagir e, principalmente, conhecer um pouco sobre o que é a UFPE e tirar suas dúvidas. A recepção será quarta-feira (dia 10) no próprio Departamento de Enfermagem, às 12:30h! Estaremos esperando vocês embaixo do prédio de Anatomia, no CCS, com uma faixa de SEJAM BEM-VINDOS CALOUROS DE ENFERMAGEM! O DARA aguarda vocês! Até lá!